Arraial d'Ajuda é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia.
A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.
Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d'Ajuda.
A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Atualmente, centenas de fieis peregrinam anualmente até a Igreja afim de celebrarem a Romaria, procissão que ocorre de 6 a 15 de agosto em homenagem a padroeira do distrito.
O centro de Arraial d'Ajuda se destaca pelos diversos atrativos turísticos como restaurantes, bares e locais de interesse histórico, destacando-se a Praça da Igreja, centro histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda e diversas lojas de artesanato. Também a Bróduei, rua calçada com bares e lojas.
A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de "Rua mais charmosa do Brasil".
Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga, enquanto na sua metade encontra-se o Beco das Cores, sede da Pitanga.
É a primeira praia para quem chega de Porto Seguro via balsa. Na maré baixa os recifes formam piscinas naturais.
Areia repleta de conchas e mar calmo que se formam piscinas naturais na maré baixa.
Situada entre Praia do Mucugê e a Praia de Araçaípe. Esta localizada a 1 km do centro.
O mar é tranquilo por causa dos recifes que formam piscinas naturais. Nela há barracas que promovem luaus em algumas épocas do ano.[2] Nele, está lcoalizado o maior parque aquático do estado, o Eco Parque Arraial d’Ajuda.
Praia com uma famosa barraca homônima onde há shows, carnavais fora de época, festas de universidades etc. Na maré baixa a larga faixa de areia serve para abrigar toda essa "galera". Também é muito frequentada por mergulhadores.
Uma das mais belas praias do Brasil. De areia fofa é um dos cartões postais do Arraial. Há um pedaço com barracas, logo no começo, sentido de quem vem da vila. Depois "desaparece" junto com as falésias e emenda com a do Taípe.
De mar aberto é isolada por falésias de até 20m; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia há a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio (substância utilizada na indústria cosmética), que dizem ser ótimas para a pele.
AI Website Generator